quarta-feira, 30 de março de 2011

Profº Francisco Antunes e Eduardo animam a galera no Master Clube Recanto do Galo


No Master Clube Recanto do Galo é assim, todos os finais de semana tem algo novo. Desta vez a turma se reuniu para apreciar o melhor da musica brasileira na voz do violonista e cantor profissional, Eduardo que contou com a participação de diversos amigos, além do brilhante acompanhamento do Profº de Educação Física, Francisco Antunes da Costa, com o seu afinadíssimo TROMBONE.


Didé, Edmilson, Ney, Galo, Nei borracheiro e Braguinha.



Antunes e Eduardo, fazendo a alegria da galera



Aqui os sócios estão tomando uma BEER, após os embates na modalidade de futebol

Roberto Tranin ao lado da irmã, a "eterna" vereadora em Três Lagoas, Sueli Tranin, que com sua maquina fotografica não perde nenhum lançe do jogo Arapua e Recanto do Galo, na categoria Varzeano, ocorrido no dia 27/03/2011

Uma viagem inesquecível


Por: Hélio da Rosa Machado
                  Neste final de semana (sábado e domingo), dias 26-27/março/2011, nossa delegação da 'Bancada da Bola' esteve visitando a bonita cidade de Três Lagoas, para participar de partida amistosa contra os familiares do GUIMA. O jogo estava marcado no sábado, às 15 hs, no Estádio "Madrugadão".
                  Saímos de Campo Grande, por volta das 8:30 hs, com uma lotação bem eclética, pois, além dos jogadores, estavam conosco alguns músicos profissionais, como ZÉ VIOLA e CELINHO (sanfoneiro), além, é claro, dos pratas da casa: Fabrício e Alziro.
                  O jogo começou um pouquinho antes das 16:00 hs e o nosso time, apesar de ter jogado bem taticamente, com os nossos jogadores demonstrando grande empenho dentro de campo, o tempo todo tivemos de correr atrás do placar, pois o adversário, distribuído em campo com jogadores de bom nível técnico, sempre esteve na frente no placar. No final, com bola alçada na área pelo atleta "Machadinho" (eu mesmo),  o gol derradeiro saiu depois de cabeçada do atacante Valdir Casagranda, que morreu nos pés de Tulinha, concluindo para o gol. Essa foi a jogada que acabou dando rumos definitivos ao placar que ficou em 04 X 04.
                   Depois do evento esportivo, fomos desfrutar da recepção oferecida pelos familiares do Guima, lá na Estância da família da Soraia - esposa do nosso amigo André Bossay. O trajeto não foi dos melhores, pois, a estrada de chão, própria para carros de passeio, não oferecia boa passagem para nosso ônibus. Assim, como se perdemos no caminho e o ônibus tinha dificuldade para manobrar, acabamos ficando mais de uma hora de 'guelas secas'.
                     Entretanto, depois de acomodados e de conhecermos o lugar, ficamos encantados com a beleza natural que se exibia sob nossos olhares. Toda essa maravilhosa paisagem se misturava com a alegria e com a excelente recepção dos amigos de Três Lagoas. Não demorou nada, para que fosse servido um menu especial à base de peixes, que causava inveja a qualquer dono de restaurante nessa especialidade.
                      Depois de os músicos prepararem toda sua parafernalha eletrônica era chegada a hora da galera curtir essa lado cultural, afinal, a equipe musical estava bem servida de celebridades da nossa música regional. Todos fizeram espetáculo perante os amigos presentes. A equipe de músicos se revesou até as três horas da manhã. Sempre rodeados de Celinho e Zé Viola, atuaram nesse momento: Alziro, Fabrício, Alguimar e Hélio (percussão). Agradecimentos especiais a esses briosos companheiros que não se cansaram desenvolvendo repertório bem eclético da musica regional, sertaneja e MPB.
                     Lá pela meia noite era hora de homenagens. Foi nesse clima, que este articulista pediu licença ao Diretor Esportivo Piron, para ler sua mensagem aos amigos infitriões. O discurso será publicado separado, para que todos tenham acesso a seu conteúdo. No final, tanto o Alguimar como o Bossay também utilizaram da palavra para enfatizar o quanto é bom esse tipo de confraternização que só colhe bons resultados para nossa sociedade, afinal, são trabalhadores buscando lazer.
                      No domingo o churrasco ficou por nossa conta. Nesse momento, surgiram aqueles que sempre contribuem com o grupo. Podemos citar o amigo Flávio, que além de se responsabilizar pelo menu, ainda colheu ajuda de outros parceiros como Paulo César e a senhora sogra do Tulinha, para dar uma limpeza na área da propriedade reservada ao lazer.
                      Assim, ainda no domingo, por volta das 13:00 hs ouvíamos boa música através dos artistas já citados, curtindo, também, o bom almoço servido por Flávio e Valdir Casagranda.
                      Somente lá pelas 15:30 hs é que deixamos aquela linda propriedade, para fazermos o retorno ao nosso lar. Sem antes, enchermos os isopores, visando estancar a sede de alguns como: Edson, Piron, Fabrício que entornaram até o ônibus ingressar nos primeiros quebra-molas da Capital. Assim, enquanto, alguns dormiam, outros ouviam as sonoras risadas dos amigos Edson Ferreira e Piron, que achavam graça até do momento em que o motorista desligou a luz interna do coletivo. Estavam, visivelmente, com as línguas ferroadas de marimbondos (como diria o Laerte),  por isso deixaram de falar para rir à vontade...

                    Mais fotos e vídeos, clique aqui.  
     
                     OS VÍDEOS JÁ FORAM   REGISTRADOS. CONFIRA...    


Imagens

Estádio Madrugação - palco dos acontecimentos.

Equipe adversário se preparando para entrar em campo.

Nossa equipe

Equipe adversária

Intervalo: Tática para tentar reverter o placar

Entrada do paraíso

Barracas dos casais românticos

Um visual de 'encher os olhos'

Uma sensação litorânea

Local onde as 'loiras geladas' correram soltas


Fonte: Blog Taça na Mão

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sindijus empata em Três Lagoas com amigos do Bom Mané

O Estádio Benedito Soares da Mota (Madrugadão), recebeu no sábado (26), ás 15:00hs, a equipe do Sindjus (Sindicato da Justiça, sito na cidade de Campo Grande), que enfrentou os Amigos do Bom Mané, que residem na cidade de Três Lagoas, cujo o placar ficou 4 x 4. Depois do confronto que mostrou grande equilíbrio nas ações, a equipe de Três Lagoas, ofereceu uma confraternização, regada de muitos peixes e umas BEER GELADÉRRIMAS, no Rancho Madri , que fica as margens do Rio Sucuriu. Vale ressaltar que uma das figuras marcantes do embate foi a do Alguimar Amâncio da Silva (Bom Mané).




 Equipe Amigos do Bom Mané





Equipe do Sindijus de Campo Grande/MS

-----------------------------------------------------------------
Atividades no Master Clube Recanto do Galo





Sócios e amigos do Master Clube Recanto do Galo, agora conta com mais uma atividade recreativa: Uma mesa de bilhar




Torcedores do Campeonato Varzeano de 2011, que está sendo realizado na sede do Master Clube Recanto do Galo, em parceria com a LTD. 




O lateral esquerdo PIO, recebendo de brinde um suculento churrasquinho das mãos de Gilmarzinho



Ismael Sousa, Basilio e o Profº Pedrinho, no Estádio do Madrugadão

sexta-feira, 25 de março de 2011

sexta-feira, 25 de março de 2011


LIONS CLUBE DE TRÊS LAGOAS realiza palestra de prevenção ao uso de drogas na Escola Municipal Parque São Carlos

Fotos Juvenal Moreira
Profª Tânia Bitante
A equipe de palestrantes do Lions Clube de Três Lagoas/MS, realizou Palestra de Prevenção ao uso de drogas ilícitas, na Escola Municipal Parque São Carlos, na quarta feira (23/03/2011), no período vespertino para alunos dos 9º anos do ensino fundamental. 
A equipe que teve a Professora e Assistente Social, Tânia Bitante, contou com a presença dos seguintes Leonino: Presidente Ariel Dias Garcia, Joel Ribeiro da Cunha, Maria Auxiliadora Duarte (Dora), Marcelo Tabone, Neuzita e representando o Clube de LÉO: marcaram presença Jéssica Duarte e Rubiana Porto.

Joel Ribeiro da Cunha
Na oportunidade a Professora  e Assistente Social, Tânia Bitante, falou com muita convicção sobre a importância da prevenção às drogas, o devido relacionamento familiar com o problema e a prevenção, relatou casos de pessoas de destaques na sociedade brasileira e famosos que usaram drogas, evidenciou conceitos de drogas, dependência e tolerância, além de orientar os alunos como identificar um usuário e os motivos pelo qual leva o ser humano ao uso de drogas. 

Dora, Ariel, Joel e Tânia
Tânia Bitante, com muita habilidade e competência discorreu sobre os tipos de drogas, sempre interagindo e buscando a participação do alunos que tiveram comportamento exemplar, atentos e interessados no tema elencado. 

Dora
Questionados caso já o conheciam, diversos alunos, se manifestaram ter ouvido falar. Então a Professora Tânia, falou dos mais diversos tipos de drogas e seus efeitos foram apresentados em um telão.  Dentro do conceito de drogas a Palestrante focou o uso e os efeitos do Álcool Anfetaminas, Cigarro/Tabaco , Cocaína , Crack , Êxtase , Haxixe , Heroína ,Maconha , Skank, Benzina e os Psicotrópicos, além da maneira que estas substâncias agem no sistema nervoso.

Ao final da Palestra que teve início ás 15 horas e seu término por volta das 16h20minutos, o Presidente do Lions Clube de Três Lagoas, Ariel Dias Garcia, agradeceu a oportunidade e a parceria de juntos: Escola e Clube desenvolverem um trabalho que realmente vem de encontro com a construção sadia dos adolescentes, enfatizando que os Leoninos estão a disposição para compartilhar de todos os trabalhos que venham de encontro com os anseios da sociedade, agradeceu a Direção da Unidade Escolar através do Professor Juvenal Moreira (Diretor Adjunto) colocando todo os Leoninos a disposição. Ato contínuo, o Professor Juvenal Moreira, disse aos Leoninos:" É uma imensa alegria receber o LIONS CLUBE DE TRÊS LAGOAS, na Escola Municipal Parque São Carlos; estou até mesmo emocionado com vossas presenças, pois já fiz parte deste conceituado Clube e conheço a seriedade com que as coisas são feitas de forma voluntárias e sem fins lucrativos. Quero dizer que enquanto estiver frente a direção desta unidade educacional, a chave de todas as portas deste estabelecimento de ensino, também pertence ao LIONS", ressaltou, e finalizando, completou: "Quem tem que agradecer somos nós, enquanto direção por termos recebido-os, e não vocês, afinal, vocês deram uma brilhante contribuição para a formação dos nossos alunos. Portanto, levam um forte abraço, nosso carinho e respeito pelo Clube", encerrou

quarta-feira, 23 de março de 2011

O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!


UMA NOTÍCIA QUE NOS ENTRISTECE.


1 MINUTO DE SILÊNCIO!


Ontem, os deputados federais mostraram a cara, e não votaram o projeto de lei


FICHA LIMPA


Para quem ainda não sabe, ontem, foi rejeitada a votação, na Ordem do Dia da Câmara Federal, o Projeto de Lei FICHA LIMPA, que impede a candidatura a qualquer cargo eletivo, de pessoas condenadas em primeira ou única instância ou por meio de: denúncia recebida em tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves, como: racismo, homicídio, estupro,


homofobia, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas.

A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR! PORTANTO, VAMOS USAR A INTERNET, PARA DAR CONHECIMENTO AOS OUTROS 198.000.000 DE BRASILEIROS, QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS TRAÍRAM.


LEVANTA-TE POVO!

Espalhe logo esta notícia; segundo dados, uma mensagem da internet enviada a 12 pessoas, no fim do dia chega a 30.000 usuários.


Vamos espalhar!








































-

terça-feira, 22 de março de 2011

Recanto do Galo participa do Campeonato Amador


TEXTO ENVIADO POR, ISMAEL SOUSA, UM VERDADEIRO COLABORADOR DO BLOG!

Olá meu amigo, estou te mandando um relatório quase que completo dos jogos do Campeonato Amador, que ocorreram neste domingo, dia 20 de março de 2011, na praça de esporte do Master Clube Recanto do Galo.
Escalação da equipe do Recanto do Galo ( Rafael goleiro, Rafael 23 - Alex 08 - Camilo 05 - Guilherme 06 - Helton 07 - Thiago 11 - Diego 02 - Rafael Santana 09 - Rodrigo 03 - João 04 -
Cartões Amarelos da equipe do Recanto,  Diego nº 02, e Rafael Santana nº 09.
Jogadores reservas - Eduardo 14 - Ricardo 18 - Maicon 15 - Douglas 16  e Natanael 17.

O placar foi 2 x 0 para o União São João F.C. que jogou com: S
ebastião 01 - Galdencio 19 - Thiago 07 - Denner 08 - Marcelo 06 - Artutr 04 - Peter 13 - Edi Carlos 02 - Roberto 03 - Alexandre 10  e José, com a jaqueta de nº 05.
Jogadores reservas - Diogo 11 - Ricardo 09 e Clodoaldo 29.
Marcaram para o União, Thiago nº 07 e Denner nº08.

  S. E. Recreativa Arapua 3 X 3 Oratório São Domingos Sãvio

Arapua - Edmilson 01 - Altair 09 - Wasghinton 10 - marco 07 - Cristiano 08 - Antonio 19 - Hugo 06 - Renato 20 - Luiz 13 - Marcos 23 - Reginaldo 15.
Jogadores reservas:  Claudinei 22 - Julião 14 - Marco 03 - Jair 15 e Walassy 16.
 Marcaram para a representação do Arapua:  Marco 07 (2 gols), e Cristiano 01, gol.
Receberam cartão amarelo, os seguintes atletas: nº 10 - nº 23 - nº 15 - nº 02, da equipe do Arapuá.
 Equipe do Oratório Jogou com: - Douglas, nº 01  - Aley 19 - Patrick 20 - Leando 02 - Rodolfo 17 - Thiago 09 - Loressandro 03 - Caique 04 e Gleison, com a camisa 10 - Leandro 08 - Wesley 18 - 
Jogadores reservas: Alan 22 - Fernando 11 - Ronivan 07 - Emerson 15 -  Taislan 05 - José 14 Artur 16 e Rener 21.
Marcaram pela equipe do Oratório, os seguintes jogadores: thiago 09 - Gleison 10 e Leandro 08 (um gol cada).
Cartão amarelo, somente para nº 17

Confira fotos de Ismael Sousa, tirada no evento

Equipe de arbitragem da LTD


Equipe do Arapua

Equipe do União  São João

Tevez, Verdinho e Ossama Japonês

Observando bem, todos poderão ver a ex-vereadora Suely Tranin, presente no evento e torcendo para Distrito de Arapua, onde é uma grande liderança política e do esporte.

Equipe do Master Clube Recanto do Galo

Equipe do Oratório São Domingos Sávio



 

sábado, 19 de março de 2011

Regras oficiais de truco no Estado de São Paulo


Regras do Truco Paulista


  
Praticado em alguns lugares pelo sistema antigo da manilha velha, entre outras pequenas diferenças, irrelevantes, uma pesquisa simultânea junto a milhares de truqueiros em 2004, determinou que o presente Regulamento Oficial de Truco obedecesse aos itens que se seguem;

Flexível e optativo, mas rigoroso, adotado em todo o Estado de São Paulo, o Regulamento Oficial da ATB - Associação Truco Brasil,  se apresenta com dois sistemas de disputa, a escolher:

a). JOGO LIVRE
b). TOMBO NA ÚLTIMA

Isso quer dizer que, quem quiser jogar LIVRE pode, só que, em caso de não entendimento na opção, prevalecerá, por exclusão o método TOMBO NA ÚLTIMA.
Assim, adequando cada critério aos requisitos das competições, eis as regras para o desenvolvimento do truco:

JOGO LIVRE
As cartas podem ser dadas "picadas" com a primeira sendo do "mão".
É permitido a feitura do maço, sendo que as cartas descartadas encobertas na 2ª e 3ª mãos não poderão ser utilizadas.

TOMBO NA ÚLTIMA
Não é permitido fazer maço. As cartas devem ser dadas de 3 em 3 JUNTAS sem "pingar", em seqüência, no sentido anti-horário, com a "vira" na última carta. Finda a jogada, as cartas devem ser recolhidas pelo próprio pé e juntadas no maço, prosseguindo-se assim até o final da competição.

OBSERVE-SE AINDA:
a). Para o método TOMBO NA ÚLTIMA as cartas NÃO PODEM ser desfiadas, nem nas mãos. O cortador deve, além de tudo, efetuar um corte rápido no centro do baralho, sem namorar/mirar o maço.
b). Para o método TOMBO NA ÚLTIMA não é permitido fazer o "guarda-toco", devendo o baralho ser entregue com as 40 cartas ao pé.
c). No JOGO LIVRE, o maço pode ser feito somente com as  cartas da mão anterior, excluindo-se as cartas encobertas, que não podem ser utilizadas na feitura do maço.

CARTEADA

1) O jogador encarregado de dar o baralho recolherá as cartas jogadas, em seguida embaralhará 4 (quatro) vezes o baralho apoiado na mesa e dará o baralho para corte;
2) O cortador que corte o maço a seco (sem namorar/mirar), manda na dada das cartas, se embaralhar, como quiser, o pé dará cartas por onde pretender, por cima, por baixo, a seu inteiro critério. Tem mais: embaralhará no máximo 4 (quatro) vezes o baralho apoiado na mesa, com um corte no centro logo a seguir;
3) O pé, por sua vez, distribuirá as cartaz depois de deslizar a primeira carta ( por cima ou por baixo), não podendo mudar de opinião, se o deslize das cartas ocorrer em forma de “escadinha”, as cartas deverão ser distribuídas por cima, devendo distribuir as cartas de 3 em 3 juntas, sem pingar na mesa.

OBSERVE-SE AINDA:
a). Em carteada errada (mais ou menos cartas), perderá a vez de dar o baralho,  passando-se  o maço  adiante sem marcação de tento, no caso de carteada errada para si ou para o parceiro, perderá o tento e a vez de dar o baralho.
b)A equipe que jogar com 2, 4 ou mais cartas será desclassificada, a alegação de estar com quantidade de cartas incorreta deverá ser feita antes do inicio da mão.
c). Nenhum dos jogadores poderá ficar com as mãos em cima da mesa, na hora do corte ou na hora em que o baralho estiver sendo embaralhado, ou mesmo quando as cartas estiverem sendo distribuídas.

TEMPO
O prazo para os dois métodos é o seguinte:
a).30 segundos para a feitura do maço, se for pelo jogo livre. Vencido o prazo, passa-se o maço imediatamente para o corte.
b). No máximo até 4 (quatro) embaralhamentos, sobre a mesa, com um corte no centro do baralho, no prazo máximo de 30 segundos.
c). 10 segundos para a distribuição das cartas, quando em duplas e 15 segundos quando em trios.Vencido o tempo, perde-se o maço. Na primeira reincidência perde a vez e também o tento;
d). 30 segundos para decidir chamar ou não uma trucada. Vencido o prazo,considera-se automaticamente perdido o(s) tento(s) em jogo.
e). O jogo deverá terminar no máximo em 2 horas (em duplas) e 2:30 horas (em trios), na melhor de cinco partidas, sob pena de desclassificação de ambas as equipes.Em competição melhor de três partidas, o tempo é de 1:25 hora (em duplas) e 1:40 hora ( em trios). Vencido o tempo supracitado, o jogo será decidido em 03 (três) tentos sem truco, carteados pelo arbitro responsável. As partidas que estiverem terminando poderão, a critério da arbitragem, prosseguir até o seu final com um arbitro carteando.

DECISÕES
Na mão de 11 ou durante uma trucada, a decisão de jogar ou desistir, prevalecerá sobre um só parceiro, valendo pois a primeira iniciativa.

MÃO DE ONZE
Se pelo método LIVRE, as cartas devem ser dadas na seqüência só quando for 11 a 11. Na mão de 11 para uma só equipe, é permitido olhar as cartas do parceiro. Quem trucar em mão de 11, perderá três tentos. Havendo empate na mão de 11 a 11, ninguém ganha tentos, passando o maço para a frente. Em caso de 11 só para uma equipe, o empate beneficiará os adversários com três tentos. Com cartas a provar vitória garantida em mão de 11, desnecessário se torna o desenvolvimento da jogada, bastando tão somente que essas cartas sejam mostradas.

CONVERSA
A competição deve se desenvolver por meio de sinais ou gestos. Nenhuma palavra, sob forma de orientação, poderá ser dita durante a jogada, incorrendo aquele que assim proceder, na perda do tento em jogo. O palavreado "Jorge", "Truca" entre outros, é considerado como três tentos em disputa.

EMPATE
1) Havendo empate na primeira vaza, ninguém é obrigado a mostrar sua carta maior na segunda, mesmo com trucada, podendo a mão terminar na terceira vaza, valendo, pois, essa carta maior na jogada, ou seja:
- Primeira vaza empatada, segunda vaza trucada, vai para terceira desde que haja novo empate.

 Em caso de empate nas três vazas sem trucada, ninguém ganha tento, passando-se o maço para a frente, no caso de 11 só para uma equipe, o empate beneficiará os adversários com três tentos.
OBSERVE-SE AINDA:
a). Quem truca ou retruca em CARTA EXPOSTA, perde em caso de empate;
b). Quem truca ou retruca no ESCURO, joga pelo empate;
c). Deve-se observar o limite dos tentos: Ex: Quem tem nove tentos não pode retrucar com seis;
d). O previsto na letra "c" é somente no caso de empate.
2) Jogada em que as cartas empatadas sejam da mesma equipe, torna aquele que jogou primeiro.
3) Jogada empatada na 3ª vaza, vence a equipe que ganhou a 1ª vaza, independente do jogo estar trucado ou não.

NORMAS GERAIS

1) É terminantemente proibido marcar-se as cartas, sob pena desclassificação sumária;
2) Ë terminantemente proibido o uso de objetos que reflitam as cartas, assim como o uso de produtos ou o que quer que seja, na rasura das cartas;
3) Considera-se chamada uma trucada, mesmo através de gestos, com a cabeça ou com a mão;
4) Os jogos devem obedecer ao sistema atualizado de ponto acima;
5) As competições promovidas pela ATB ou com sua autorização, devem ser levadas a efeito com baralhos apresentados pela própria entidade, reconhecendo-se selo de garantia;
6) O baralho pode ser trocado a qualquer momento a critério da arbitragem, exceto durante uma jogada em desenvolvimento;
7) Um parceiro só pode ser substituído mediante prévia autorização da coordenação do certame, observando-se o critério da inscrição ou motivo de força maior;
8) Em jogadas normais é proibido olhar qualquer carta do parceiro, sob pena de perder o tento em jogo;
9) O árbitro tem atuação livre, com total autonomia, podendo intervir em qualquer ocasião, quando então, com base no presente regulamento, poderá tomar as seguintes decisões:
a). Advertência em caso de dúvida (registrando-se na ficha), ou desclassificação dos infratores se confirmar ato ilícito;
b). Em caso de já haver advertência, desclassificação sumária na reincidência;
10) Nenhuma carta poderá ser queimada, "Se de forma intencional pelo pé", perderá o tento e o maço. Se acidentalmente, passará o maço adiante sem marcação de tento;
11) Na primeira vaza não se pode encobrir cartas;
12) Não é permitido cochichar durante o jogo, mesmo que tenha terminado a mão, ou o raio;
13) Por qualquer motivo, não é permitido que os dois parceiros se levantem. Um só, em caso de necessidade e com prévia autorização do árbitro, por prazo determinado;
14) Só é permitida a troca de lugar após o término de cada raio, prevalecendo o direito da dupla que tiver a primeira iniciativa;
15) Quando alguém jogar duas cartas de uma só vez na mesa, "matando" a jogada, ganhará tento, mesmo que a do corte esteja por cima. Mas, se estas cartas caírem uma por vez em jogada errada, perderá o(s) tento(s);
16) Nenhum jogador poderá ver a "boca" do baralho ou a carta de cima, caso isso ocorra, o infrator perderá o “tento”, sendo que, em qualquer dos casos, passa-se o baralho adiante;
17) Em que pese o caráter da amistosidade, as equipes devem se fiscalizar mutuamente, com o máximo respeito;
18) Os desafios, insultos e provocações devem obedecer estritamente o limite fixado pela tradição do jogo de truco, sendo proibido tocar no adversário em clima de seriedade;
19) Todo truqueiro desclassificado em qualquer competição da ATB, quais sejam os motivos, poderá ser penalizada com a proibição de participação nos eventos da Associação Truco Brasil;
20) As equipes devem exigir dos adversários o estrito atendimento ao presente Regulamento Oficial;
21) O horário das competições deve ser cumprido rigorosamente pelos participantes, sob risco de desclassificação;
22) As decisões dos árbitros e da coordenação, devem ser acatadas pelos participantes;
23) Os casos omissos serão resolvidos pela diretoria da ATB;
24) Todos os campeonatos publicamente em evidencia no Território Brasileiro, devem chegar ao conhecimento da ATB, com prazo anterior a 30 dias para a DIVULGAÇÃO OU NÃO de sua realização;
25) Tudo o que estiver inserido no presente regulamento deve ser cumprido onde quer que se desenvolva o jogo de truco no Território Brasileiro;
26) A reprodução do presente regulamente é de direito exclusivo da Associação Truco Brasil, pela iniciativa de sua idealização, não podendo ser usado em qualquer hipótese para fim comercial, sob às penas da Lei.